Pesquisador da região de Campinas recebe homenagem póstuma da Cati

Colaborador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, vinculada à Secretaria de Agricultura, completaria 100 anos

qua, 14/03/2018 - 19h02 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu uma honraria ao pesquisador Hermes Moreira de Souza, nascido em 8 de fevereiro de 1918 e conhecido como “semeador de florestas”, em razão de sua paixão por plantas e árvores.

Ao reconhecer a importância do trabalho e o legado deixado pelo profissional ao órgão, com a implantação de um parque que se tornou um “pulmão verde” no seu entorno, a Cati homenageou, in memorian, o pesquisador, que completaria 100 anos de vida.

A cerimônia foi realizada da mesma forma que o pesquisador viveu: com simplicidade e em meio às árvores. Com a presença da filha, de representantes da Cati e da Associação dos Amigos do Jardim Botânico do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, de amigos e ex-funcionários, a solenidade foi marcada pelo plantio de uma muda de um ingá-vermelho que foi transplantado da casa de Hermes Moreira de Souza para a sede do IAC.

“Só temos a agradecer ao dr. Hermes pela contribuição que deu à natureza, principalmente na região de Campinas, com a criação de inúmeros parques como este da Cati. Essa homenagem foi um momento de reflexão, para que valorizemos a riqueza de árvores que temos aqui. Homenagear pessoas com esse perfil e índole é uma obrigação nossa”, afirma João Brunelli Júnior, coordenador da Cati.

Recordações

O momento foi marcado por lembranças e emoção por parte dos presentes, que falaram um pouco sobre o personagem ilustre. Uma dessas pessoas foi Marcelo Crestana, engenheiro agrônomo aposentado da Cati, que trabalhou com o “doutor Hermes”, como ele era conhecido, e foi um dos responsáveis pela coordenação do parque.

“Tive o privilégio de conviver com o dr. Hermes durante 20 anos, quando trabalhei na área de arborização na Divisão de Extensão Rural. Ele foi uma pessoa notável e um grande e generoso mestre, que nos passou o seu conhecimento de árvores e plantas ornamentais. O parque da CATI foi sendo formado pelo dr. Hermes, como fruto de suas andanças pelo Estado”, destaca Marcelo Crestana.

Antonio Geremias, de 70 anos, começou a trabalhar na seção de floricultura do IAC aos 14 anos e também falou sobre o trabalho do homenageado. “Meu pai era funcionário do IAC desde 1950, por isso morávamos na Fazenda Santa Eliza. Quando completei 14 anos, consegui ser registrado e ingressei como jardineiro. Comecei limpando canteiros. Não existiam plantas arbóreas ainda, eu os via falar das famílias e espécies e aprendi muito com o dr. Hermes, que era uma pessoa muito boa, nunca ficava bravo com os funcionários. Ele era muito generoso e dava sementes para todo mundo”, conta Antônio.

A filha de Hermes Moreira de Souza, Marília de Souza, agradeceu a homenagem. “Essa homenagem foi muito linda. Pude ver na fala de amigos e ex-funcionários que ele era querido por todos. Meu pai deixou um legado técnico de conhecimento e, para nós da família, ele deixou a paixão pela natureza. Quando éramos crianças e íamos para praia pela Serra do Mar. Demorava quase oito horas para chegarmos, pois ele ia parando o tempo todo, para coletar alguma semente e nos mostrar”, revela.