Pesquisa: Taxa de desemprego registra queda de 0,1% na RMSP

Taxa caiu de 15,8% para 15,7% da PEA - População Economicamente Ativa, entre dezembro e janeiro

qua, 01/03/2006 - 16h17 | Do Portal do Governo

A taxa de desemprego caiu de 15,8% para 15,7% da PEA [População Economicamente Ativa] na Região Metropolitana de São Paulo, entre dezembro e janeiro. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego [PED – Seade/Dieese].

A relativa estabilidade pode ser explicada pelo número um pouco superior de pessoas que saíram do mercado de trabalho [84 mil] em relação ao de empregos eliminados [61 mil]. Esta redução de 23 mil no número de desempregados, não foi suficiente para alterar a taxa de desemprego de forma significativa.

Houve pequeno decréscimo do nível de ocupação [0,7%] – resultado de corte de postos de trabalho no Comércio [27 mil], no agregado Outros Setores [23 mil], nos Serviços [7 mil] e na Indústria [4 mil].

Entre dezembro e novembro, as variações do rendimento médio real dos trabalhadores foram pequenas: aumento de 0,4% para os ocupados e de 0,2% para os assalariados, passando a valer R$ 1.078 e R$ 1.158, respectivamente. Os dados de renda têm um mês de defasagem em relação aos de emprego – os pesquisadores perguntam aos entrevistados quanto receberam no mês anterior.

Secretaria de Economia e Planejamento