Pesquisa sobre HPV em homens precisa de 250 voluntários

Estudo da Saúde é em parceria com o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer

seg, 08/12/2008 - 11h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, está “recrutando” 250 homens sadios da Grande São Paulo, entre 18 e 44 anos de idade, para completar o grupo de 1.400 participantes da pesquisa sobre o Papiloma Vírus (HPV). Trata-se de projeto inédito no mundo, que inclui, além de São Paulo, cidades dos Estados Unidos e México.

Os interessados não podem ter tido verrugas nem câncer na região genital ou anal e têm de concordar em comparecer por quatro anos às consultas agendadas semestralmente.

As análises iniciais do estudo, coordenado pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, vêm indicando que dois em cada três homens apresentam a infecção pelo HPV.

O estudo tem como objetivo conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. Pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a infecção e doenças dela decorrentes, possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV, tanto em homens quanto em mulheres.

Com o resultado da pesquisa será possível conhecer melhor o comportamento do vírus e assim criar estratégias de prevenção, como uma vacina anti-HPV em homens.

Os participantes serão submetidos a dez consultas clínicas ao longo de quatro anos, incluindo exame físico e análise laboratorial para HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e teste de DSTs. Os voluntários preencherão questionários para determinar fatores de risco sociais e comportamentais associados à infecção pelo HPV.

“É um estudo muito importante. O HPV em mulheres é muito estudado. Por isso agora queremos focar seus efeitos em homens”, afirma Maria Clara Gianna, diretora do CRT DST/Aids.

Interessados em participar podem obter informações adicionais pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelo e-mail estudohpv@ludwig.org.br.

O vírus
O HPV é um vírus que pode ser transmitido por meio de relação sexual com pessoa infectada. Este vírus é comum em homens e mulheres. Existem vários tipos de HPV. Alguns podem causar verrugas conhecidas popularmente como crista de galo. Outros tipos podem provocar tumores no colo do útero ou câncer em mulheres.

Em 10 de dezembro ocorrerá a premiação do prêmio Nobel de Medicina, que nesse ano será dividido entre o cientista alemão Harald zur Hausen, e os franceses Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi.

Há mais de duas décadas, as pesquisas de zur Hausen correlacionaram o DNA do Papilomavírus humano a tumores do colo uterino. Esta descoberta abriu caminho a uma série de estudos epidemiológicos, desenvolvidos por inúmeros pesquisadores em todo o mundo, que vêm confirmando a existência de mais de 100 tipos de HPV e a estreita relação de alguns deles com diversos tumores. Este vírus é o responsável pelas verrugas genitais e anais denominadas condiloma, bem como praticamente a totalidade dos casos de câncer invasivo do colo uterino – segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Aproximadamente 85% dos 44.000 casos de câncer de ânus que ocorrem anualmente no mundo são atribuíveis à infecção por HPV. Também podem estar associados a esta infecção cerca de 50% dos cânceres de vulva, vagina e pênis; 20% dos cânceres da oro-faringe e 10% dos cânceres da laringe, trato respiratório e digestivo. Há que se ressaltar também a importância do desenvolvimento da vacina profilática contra alguns tipos de HPV, responsáveis por 70% dos cânceres do colo uterino e outros tumores em mulheres e homens. Contudo, pouco se sabe a respeito da prevalência, incidência e remissão das infecções nos homens, dificultando os esforços para seu controle, tanto em homens quanto mulheres.

Da Secretaria de Estado da Saúde