Pesquisa sobre Cenários Ambientais 2020 entra na segunda fase

Aproximadamente 5 mil pessoas participaram da consulta para avaliar o futuro ambiental de SP

seg, 02/02/2009 - 19h08 | Do Portal do Governo

O impacto causado pelo homem no meio ambiente já pode ser sentido mundialmente. A sua ação já afeta a qualidade do ar, da água e do clima do planeta. Para avaliar como será o cenário ambiental futuro do Estado de São Paulo a Secretaria do Meio Ambiente – SMA elaborou o projeto estratégico Cenários Ambientais 2020. O objetivo é criar uma prospecção do cenário ambiental, por meio de uma consulta pública, e assim elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazo.

O Projeto apresenta uma fase de diagnóstico ambiental do Estado, outra de construção de cenários ambientais e uma terceira de elaboração de propostas de políticas públicas. Os cenários ambientais vão servir como um instrumento de planejamento ambiental para antecipar e focar as ações da SMA.

Na sua primeira etapa, cerca de 5.200 pessoas responderam a pesquisa de acordo com a sua visão de futuro, no que acreditavam ser mais provável de acontecer. O processamento dos dados da consulta, incluindo a ponderação do grau de especialidade de cada pessoa que respondeu, permitirá a elaboração dos cenários: o mais provável ou de referência e o ideal. Por meio de dispositivos informatizados, será possível fazer o recorte destes cenários por Bacia Hidrográfica, renda, ou outros critérios estabelecidos.

Dos participantes da primeira etapa da consulta, 39% são especialistas da área de meio ambiente, um número muito significativo. A pesquisa teve maior participação de pessoas com ensino superior completo, cerca de 50%, enquanto 18% possuem mestrado e 12% doutorado. A segunda etapa da pesquisa online está disponível no site www.cenarios2020.sp.gov.br.

Da Secretaria do Meio Ambiente