Pesquisa Seade: aumenta a proporção de mães mais velhas em SP

Segundo estudo da Fundação, maternidade se concentra na faixa etária dos 30 aos 39 anos

sex, 08/03/2013 - 18h18 | Do Portal do Governo

No Dia Internacional da Mulher, a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) revela em estudo que a proporção de mães mais velhas aumentou no Estado de São Paulo. Segundo pesquisa baseada nas estatísticas do registro civil, as maioria das mulheres tem se tornado mães dos 30 aos 39 anos.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Em 2011, 32,1% das mães estavam nessa faixa etária, em contraste aos 24,1% verificados em 2000. O aumento do percentual de mães mais velhas é mais intenso na cidade de São Paulo, onde alcança os 35,4%. A fecundidade tardia está geralmente associada ao maior nível de instrução das mulheres, que estão adiando cada vez mais a maternidade em função de melhores condições profissionais e econômicas.

ASSISTA AO VÍDEO
Hospital Pérola Byington ajuda mulheres a realizarem sonho da maternidade

Filhos

As informações da Fundação Seade apontam que em 2011, a fecundidade no Estado de São Paulo foi de 1,7 filho por mulher, permanecendo estável em comparação aos anos anteriores, embora represente redução de aproximadamente 20% em relação à taxa de 2,1 filhos em 2000.

A Região Administrativa de Registro registra a maior fecundidade do Estado. Mas, no período 2000-2011, o número médio de filhos passou de 2,8 a 1,9 filho nessa região. Atualmente, a menor fecundidade, inferior a 1,5 filho por mulher, é observada nas áreas ligadas às Regiões Administrativas de São José do Rio Preto e Central. Nas demais regiões, a fecundidade oscila entre 1,5 e 1,6 filho.

Do Portal do Governo do Estado