Pesquisa revela que 77% dos telecentros recebem pessoas com deficiência

Estudo realizado visa conhecer os recursos de tecnologia voltados para esse público

ter, 10/07/2012 - 15h29 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa feita pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a ANT (Associação Telecentro de Informação e Negócios), revela que 77% dos telecentros de todo o país são frequentados por pessoas com algum tipo de deficiência.

O estudo foi realizado com o objetivo de conhecer os recursos tecnológicos para atendimento à pessoas com deficiência, que hoje somam 45,6 milhões de habitantes no Brasil.

Os números mostram ainda que, do total dos visitantes, apenas 41% frequentam os telecentros semanalmente. Em contrapartida, a pesquisa revelou que 69% dos telecentros apresentam algum tipo de acessibilidade para as pessoas com deficiência, como rampa de acesso para usuários em cadeira de rodas ou com mobilidade reduzida.

A pesquisa é a primeira etapa de uma iniciativa da Secretaria, que visa ampliar o acesso a usuários com deficiência a telecentros. Detalhes do estudo e informações sobre os trabalhos com os telecentros serão divulgados no próximo Encontro de Tecnologia, que acontece em agosto, em São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado