Pesquisa paulista sobre a cultura de cana é apresentada em Goiás

Objetivo é divulgar a tecnologia canavieira e fazer parcerias com outros estados

ter, 23/06/2009 - 10h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, vai participar nesta terça-feira, 23, do Dia de Campo sobre Manejo e Desenvolvimento Varietal da Cana-de-Açúcar para o Cerrado, no município de Goianézia (GO).

O evento é resultado de uma parceria do Programa Cana IAC, desenvolvido pelo centro especializado na área dentro da Secretaria, com a empresa Jalles Machado. O programa Cana IAC foi criado para promover o melhoramento genético da cana-de-açúcar. “A proposta do Instituto era introduzir pré-variedades de cana nessa nova região para estudar aquelas que seriam mais adaptadas”, afirma o pesquisador responsável, Marcos Landell.

Para o secretário João Sampaio, o dia de campo é a realização de uma estratégia do Estado para exportar a tecnologia canavieira. “A pesquisa detém a expertise e temos que firmar parcerias em outros estados e países”, afirma. Além da Jalles Machado, outras empresas do setor em Goiás também já firmaram parcerias com a pasta.

No Dia de Campo, haverá um ciclo de palestras e visitas demonstrativas aos campos de experimentos. O secretário João Sampaio fará uma palestra às 10h30. “O objetivo nos próximos dois anos é lançar a primeira variedade IAC do projeto de seleção em Goiás”, diz o secretário.