Pesquisa na Unesp ganha novo sistema de gerenciamento

Na primeira etapa, a ação da universidade receberá inscrições dos programas de iniciação científica e tecnológica

qua, 06/05/2020 - 11h27 | Do Portal do Governo

O professor Adriano Gonçalves dos Reis, do Departamento de Engenharia Ambiental, do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, do campus de São José dos Campos, foi um dos primeiros docentes a utilizar o novo Sistema de Gerenciamento dos Programas da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (SisPROPe), para cadastrar a aluna de graduação – que trabalha com ele na linha de pesquisa de ‘Otimização das Operações Unitárias Aplicadas ao Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias’ – no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

“A navegação foi fácil e os comandos são bem claros. Não tive dúvidas no momento do preenchimento. É muito acessível em comparação ao antigo sistema que tínhamos para cadastrar o estudante. Agora, já conseguimos encontrá-lo diretamente no SisPROPe, e o meu cadastro no Programa da Pós-Graduação da Unesp foi detectado automaticamente. Com isso, o preenchimento ficou mais ágil”, afirma Adriano Gonçalves dos Reis ao Portal da Unesp.

Na avaliação da responsável pelos programas de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico da Pró-Reitoria de Pesquisa (Prope), Célia Nogueira, a maior contribuição do novo sistema é integração dos bancos de dados da Graduação e dos Recursos Humanos.

“A integração permite ao docente e pesquisador gerenciarem seus diversos perfis por meio de senha e login únicos. Com isso, não haverá a necessidade de digitar os próprios dados. Portanto, um sistema ágil que facilita ao docente e ao aluno a inscrição no edital de oferta das bolsas”, destaca a professora ao Portal da Unesp.

“Graças ao trabalho transversal da Prope e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação que foi possível viabilizar esse primeiro módulo. A nova plataforma agiliza a inscrição, integra os dados e propicia à Prope rapidez e segurança na finalização dos processos”, acrescenta.

Desenvolvimento

O novo SisPROPe foi desenvolvido pelas equipes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTInf) da Unesp, utilizando a linguagem de programação Java. Na primeira fase de implantação, o sistema operará com o recebimento de inscrições dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que também está incorporado à Central de Acessos aos sistemas de informação da universidade.

“É mais um passo na direção de termos um ecossistema de Tecnologia da Informação eficiente, eficaz e integrado. Além de mais bonito e mais fácil de usar, o novo SisPROPe vai facilitar a análise das bolsas e o acompanhamento dos relatórios. Nos próximos meses, novos módulos e funcionalidades serão implementados”, explica ao Portal da Unesp o professor Ney Lemke, coordenador da CTInf.

Para tornar ainda mais acessível o SisPROPe, a Pró-Reitoria de Pesquisa preparou um vídeo tutorial que pode ser acessado pelo link https://www2.unesp.br/portal#!/prope/iniciacao-cientifica–ic/novo-sisprope/.