Pesquisa mostra que moradores do Grande ABC são mais os ativos do país

65% da população regional pratica exercícios conforme recomendação da OMS; pesquisa inédita é da Secretaria da Saúde em parceria com o Celafiscs

qua, 02/03/2016 - 15h33 | Do Portal do Governo

A população adulta do Grande ABC pratica mais atividades físicas do que o restante do país, é o que mostra uma pesquisa inédita da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).

O resultado mostra que 65% da população regional pratica exercícios conforme a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS): 30 minutos diários de atividade física de moderada a vigorosa, ou no mínimo 150 minutos por semana. O índice mediano do Brasil é dez pontos percentuais menor que o verificado na região.

Destaque para Mauá, que aparece como a cidade mais ativa da região. Já Ribeirão Pires tem o maior índice de sedentarismo, que abrange 39% de seus 418 mil moradores. 

Verificou-se, ainda, que as mulheres do Grande ABC são mais ativas do que os homens, ao contrário do que ocorre em outros municípios. A recomendação da OMS é seguida por 69% do público feminino, índice superior ao dos homens, de 63%.

Leia mais sobre o estudo no Portal de Notícias da Secretaria de Estado da Saúde.

Do Portal do Governo do Estado