Pesquisa mostra que 23% das adolescentes já usaram pílula do dia seguinte

Levantamento foi realizado com 600 jovens revela ainda que maior parte dos meninos e meninas conhecem o método para evitar gravidez indesejada

qua, 12/06/2013 - 12h04 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa realizada pela Casa da Adolescente, unidade da Secretaria da Saúde, aponta que 23% das adolescentes já usaram a pílula do dia seguinte para evitar gravidez. O levantamento com 600 entrevistados com idade entre 10 e 15 anos também mostra que 75% das meninas e 60% dos meninos conhecem a utilização do medicamento para impedir uma gestação indesejada.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo pretende alertar que a pílula expõe as usuárias a uma situação de risco, em especial com relação às doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, ligado a Secretaria, em 2011 foram notificados 134 casos de Aids em pessoas com idade entre 10 e 19 anos, 25% mais que em 2010, quando foram registrados 107 novos casos.

A recomendação é que a pílula seja utilizada apenas em casos emergenciais, apoiados a uma ação educativa quanto aos riscos à saúde, já que pode apresentar um índice de falha 15 vezes maior do que o anticoncepcional convencional.

Do Portal do Governo do Estado