Pesquisa mostra hábitos de consumo ligados ao meio ambiente

Maior parte dos consumidores não quer saber se a empresa tem preocupação ambiental e social

qui, 29/03/2007 - 12h58 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, elaborou um levantamento com o objetivo de identificar o comportamento do consumidor diante de situações corriqueiras do dia-a-dia, que, de certa forma, reflita seu nível de percepção do consumo consciente e do meio ambiente.

O resultado da pesquisa revela que a maior parte dos consumidores (43,88%), quando escolhe seus produtos, nunca se interessa em saber se a empresa tem preocupação ambiental e social; somente 21,94% responderam que sempre procuram saber sobre a postura do fornecedor neste sentido.

A enquete foi realizada pela aplicação de questionário estruturado, por intermédio do site da Fundação Procon-SP, com dez questões fechadas, envolvendo temas como destinação do lixo doméstico, reciclagem, utilização racional da água e energia elétrica e responsabilidade social.

A amostra é de 392 questionários respondidos no período de 07/02/07 a 05/03/07. Não houve segmentação por sexo, faixa etária, escolaridade ou classe social.

Lixo

A consolidação dos dados apresentou resultados bastante positivos no que diz respeito ao recolhimento do lixo gerado na praia e ao comportamento diante do problema da poluição do ar gerada pelo número de automóveis em circulação.

Dentre os consumidores que responderam o questionário, 90,05% informaram que, quando vão à praia, sempre se preocupam em jogar o lixo no latão disponível ou, não havendo, costumam levá-lo para casa. Perguntados se utilizam o transporte público, deixando o carro na garagem pelo menos uma vez por semana, 63,27% responderam que sim.

Por outro lado, quando o assunto é reciclagem, os resultados não são muito animadores. A maioria dos entrevistados não demonstra preocupação com a reutilização ou reprocessamento dos itens descartados. Apenas 18,88% declararam que, na compra de um produto, sempre procuram saber se a embalagem é reciclável; 51,53% nunca se informam sobre isso.

A maior parte dos consumidores que responderam o questionário (40,82%) também revelou que nunca separa o lixo; 35,71% disseram que o fazem. Questionados, ainda, sobre se costumam retornar as baterias usadas para o fabricante, 55,87% afirmaram que não.

Água e luz

As respostas às questões relacionadas ao consumo de água e de energia elétrica apresentaram bons resultados, na medida em que denotam maior percepção do consumidor para a utilização racional desses recursos.

A maioria dos consumidores (68,88%) informou que nunca deixa a torneira aberta enquanto escova os dentes; 52,04% responderam que nunca deixam a luz acesa quando saem de um ambiente e 71,94% sempre juntam bastante roupas para passar de uma vez só.

No entanto, quando o assunto é tempo gasto debaixo do chuveiro, 42,09% admitem que, às vezes, seu banho passa de dez minutos, enquanto 39,29% revelaram que sempre demoram mais que dez minutos.

Da Secretaria de Justiça e de Defesa da Cidadania