Pesquisa levanta dados para formular o cenário ambiental

O trabalho integra o Projeto Estratégico Cenários Ambientais 2020

qua, 12/11/2008 - 15h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Meio Ambiente – SMA iniciou uma pesquisa online para consultar a expectativa de especialistas e do público em geral sobre como se dará a evolução do meio ambiente no Estado de São Paulo até o ano de 2020.

O trabalho integra o Projeto Estratégico Cenários Ambientais 2020 que tem como objetivo formular políticas públicas de médio e longo prazos a partir de cenários ambientais prospectivos. Para isso a SMA abriu um canal para a contribuição de todos os cidadãos.

A Consulta está disponível no site www.cenarios2020.sp.gov.br. Contém 30 questões de múltipla escolha, que abordam temas como expansão da cana-de-açúcar e do setor de construção civil, da biodiversidade,dos recursos hídricos, entre outros.

Projeto Estratégico Cenários Ambientais 2020

O Projeto “Cenários Ambientais 2020” é um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado, desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente. Seu objetivo é trabalhar com ferramentas de planejamento que visa inserir a dimensão ambiental nas ações do Estado e da iniciativa privada, direcionando a trajetória ambiental no rumo da sustentabilidade.

O trabalho prevê dois documentos. O primeiro será um diagnóstico do Estado com os principais indicadores de pressão ambiental (demografia, economia, transporte, energia, entre outros) e de dados de qualidade (recursos hídricos, atmosfera, solo e áreas de interesses especiais). O segundo documento apresentará cenários ambientais baseado na consulta pública que está na internet até o próximo dia 23, de outras ferramentas, bem como das propostas de políticas públicas elaboradas a partir dessas informações.

Da Secretaria do Meio Ambiente