Pesquisa indica que paulistas aprovam Saresp

Levantamento foi realizado em dezembro de 2008, em todo o Estado

ter, 06/01/2009 - 12h38 | Do Portal do Governo

Avaliação de aprendizagem é positiva e ajuda a melhorar a educação pública, de acordo com a opinião de 64% das pessoas ouvidas em pesquisa encomendada pelo Governo do Estado. O trabalho foi realizado no início de dezembro de 2008 em todo o território paulista.

O Governo encomendou o estudo para averiguar o nível de conhecimento da população sobre o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), já que os pais ou responsáveis são incentivados a participar da vida escolar dos filhos e da avaliação deles. O estudo verificou a opinião de adultos, que avaliaram a medida como importante e também como primeiro passo para que a participação na vida escolar seja ampliada.

Os pesquisadores utilizaram aleatoriamente amostra de mil entrevistados, por telefone, representativa da população adulta do Estado. Depois, definiram cotas de localidade, sexo e idade. Os resultados foram ponderados de modo a garantir a representatividade segundo as principais características demográficas da população paulista. A margem de erro é de 1,9%.

A Secretaria da Educação considerou bom o resultado. O Governo do Estado retomou esta avaliação em 2007, pois em 2006 não havia sido realizada. O sistema voltou de forma diferente, podendo ser comparado hoje ao método federal, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Em 2008, o Saresp avaliou, em língua portuguesa, matemática e ciências, cerca de 2,1 milhões de alunos (1,8 milhão estaduais e 340 mil municipais e de escolas particulares), nas 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª do médio. Os resultados saem até fevereiro.

Cada escola teve a participação de três pais para garantir, junto aos monitores contratados para o trabalho, a correção de todo o processo. O Saresp implica diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), estipulado pela Secretaria para cada unidade da rede estadual, que agora vale para calcular o bônus dos professores.

Confira os resultados da pesquisa

Da Secretaria da Educação