Pesquisa indica que 60% das pessoas que fizeram estágio pelo Jovem Cidadão conseguiram emprego

Levantamento revela também que 25,4% dos jovens que ficaram seis meses no programa e 32,8% dos que permaneceram um ano foram contratados pela empresa em que estagiaram

qui, 01/07/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com a Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap), realizou – entre o final de 2009 e o começo de 2010 – uma pesquisa com pessoas que fizeram estágio pelo programa Jovem Cidadão. O resultado é que 60% delas estavam trabalhando quando foram entrevistadas.

De acordo com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Pedro Rubez Jehá, a pesquisa reafirma o sucesso de mais de dez anos do programa. “Os dados apresentados revelam que o Jovem Cidadão cumpre seu objetivo de oferecer oportunidades de estágios para jovens de famílias de baixa renda, preparando-os para o mercado de trabalho”, ressalta. 

A pesquisa foi feita com 2.248 pessoas que fizeram estágio pelo Jovem Cidadão entre 2006 e 2008. Desse total, 56% possuem renda familiar de até três salários mínimos; e 93% avaliaram o estágio como ótimo ou bom.

O levantamento apontou também que 25,4% dos jovens que ficaram durante seis meses no programa foram contratados pela empresa em que estagiaram. No caso dos que ficaram um ano, 32,8% foram efetivados.

A pesquisa foi realizada para identificar o perfil dos jovens e avaliar o desempenho do programa e a inserção dos participantes no mercado de trabalho.

O programa

O Jovem Cidadão oferece oportunidades de estágio para jovens entre 16 e 21 anos que cursam o ensino médio na Região Metropolitana de São Paulo e na cidade de Santos. O programa já atendeu mais de 100 mil pessoas desde que foi criado, no ano 2000.

Atualmente o Jovem Cidadão tem 689 vagas disponíveis. Os interessados devem se inscrever na secretaria da escola em que estudam ou no site www.meuprimeirotrabalho.sp.gov.br.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho