Pesquisa indica: 81% dos alunos de escolas estaduais praticam atividade física regularmente

Estudo foi realizado pelas Secretarias de Educação e Saúde ano passado com 2,5 mil alunos

seg, 23/03/2009 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação divulgou hoje uma pesquisa que mostra que 80,9% dos alunos da rede estadual praticam atividade física regularmente, sem contar a educação física já prevista pelas escolas. O estudo foi realizado no ano passado com 2,5 mil alunos do Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª séries, e do 3º ano do Ensino Médio. Participaram meninos e meninas de 51 cidades, incluindo capital, região metropolitana e interior.
 
O estudo, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) mostra ainda que os meninos são mais ativos que as meninas. Do total de alunos do sexo masculino, mais de 85,6% fazem atividade física regular, já entre as meninas, este índice é de 77,6%.  A pesquisa mostrou também que a idade em que os alunos mais se exercitam é entre os 13 e 15 anos.
 
Dos alunos entrevistados, 55,4% são ativos, ou seja, realizam pelo menos 30 minutos de atividade física cinco dias por semana, o recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e 25,5% dos estudantes praticam ainda mais tempo de atividade física por semana, são os denominados muito ativos. Outros 18,2%, os ativos parciais e totais, realizam somente o tempo recomendado ou menos que isso. Apenas 0,9% foram considerados sedentários.

Da Secretaria da Educação