Pesquisa feita na USP amplia conhecimento sobre controle de doenças por insetos

Bloquear a digestão dos insetos pode ser uma maneira de controlar certas pragas

sex, 15/02/2013 - 12h28 | Do Portal do Governo

Pesquisa feita no Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP) descobre maneira de controlar pragas disseminadas por grupo de insetos. Esse conhecimento abre espaço para métodos inovadores de controle de enfermidades como a dengue, doença de chagas e leishmaniose, além de poder proteger lavouras de algodão, cana-de-açúcar e bananeiras da destruição.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

O estudo observou que as doenças podem ser controladas uma vez que o processo de digestão dos insetos seja bloqueado. A enzima bloqueada não consegue se recombinar e cumprir sua função no processo de digestão, que é o de quebrar outras moléculas. Sem conseguir absorver os nutrientes de que precisam, os mosquitos morrem.

O trabalho “A digestão dos insetos: uma abordagem molecular, celular, fisiológica e evolutiva”, da professora e investigadora Clelia Ferreira, sob coordenação de Walter Ribeiro, foi conduzido de 2008 a 2012 e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) por meio da modalidade “Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático”.

Do Portal do Governo do Estado