Pesquisa: Fapesp leva à Nanotec 2006 projetos aplicados a diferentes áreas do conhecimento

Serão 45 projetos de células a combustível, fármacos inteligentes e nanorobôs para a área médica, entre outros

sex, 27/10/2006 - 16h10 | Do Portal do Governo

Maior evento de nanotecnologia da América Latina, a Nanotec 2006 será realizada de 6 a 8 de novembro no ITM Expo, em São Paulo. O tema desta segunda edição é “A nanotecnologia como fator estratégico de inovação e de competitividade”.

Simultaneamente à feira acontece o II Congresso Internacional de Nanotecnologia, com conferências de pesquisadores, representantes de universidades, institutos de pesquisa e empresas que atuam do setor.

A organização do evento estima a participação de aproximadamente 4.500 pessoas, público composto por empresários, cientistas e investidores.

O estande da FAPESP vai abrigar outras sete instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Cada uma das universidades e institutos de pesquisa mostrará resultados de projetos desenvolvidos com o apoio da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Desde 1998 a FAPESP apóia pesquisas voltadas para o avanço do conhecimento em nanotecnologia e suas aplicações. De lá para cá foram 39 projetos aprovados, 15 deles já concluídos. Em oito anos a Fundação desembolsou aproximadamente R$ 8 milhões para o desenvolvimento destas pesquisas.

Destaques

Entre os projetos financiados pela FAPESP estão o do Ipen que resultou numa célula a combustível – equipamento que produz energia elétrica com hidrogênio. A Unicamp apresentará pesquisa com materiais nanoestruturados para conversão de energia solar em eletricidade.

Mostrará também o projeto Nanoaventura, exposição itinerante que ajuda o público leigo a compreender a nanotecnologia por meio de jogos e programas interativos.

Nanotec 2006

Data: de 6 a 8/11/2006

Local: ITM Expo

Endereço: Av. Engenheiro Roberto Zuccolo, 555 – Vila Leopoldina –  São Paulo

Horário da feira: das 13h às 20h, entrada gratuita.

Da Fapesp