Pesquisa: Fapesp inicia projeto para desvendar DNA de mais duas bactérias

Fundação é vinculada à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

qua, 20/12/2000 - 12h01 | Do Portal do Governo

Os pesquisadores da Rede ONSA (Organização para Seqüenciamento e Análise de Nucleotídeos), participantes do projeto Genomas Ambientais e Agronômicos, já estão trabalhando em mais dois projetos. A convite do Joint Genome Institute (JGI), consórcio de laboratórios americanos com sede em Walnut Creek, na Califórnia, os membros da rede virtual de laboratórios de pesquisa genômica criada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), os primeiros do mundo a decifrar o genoma completo de uma variedade da Xylella fastidiosa, vão agora colaborar na tarefa de desvendar o DNA de outras duas cepas da bactéria: a que ataca a amendoeira e a que se instala numa planta ornamental conhecida como espirradeira ou oleantro (Nerium oleander).

Pelo acordo com o JGI, caberá aos brasileiros o trabalho de anotar o genoma, ou seja, identificar, entre os milhões de letras químicas (ou pares de base) do genoma as funções dos genes dessas duas variantes da Xylella, cujo seqüenciamento está sendo feito pelos próprios pesquisadores do JGI. O acordo com os detalhes finais da parceria, que não envolve valores monetários, apenas a troca de conhecimento e de esforços, será discutido ainda este mês em Davis, Califórnia. Falta definir se, além da anotação, os pesquisadores brasileiros também farão o seqüenciamento de 5% de material genético ainda não mapeado pelos norte-americanos.

O projeto Genomas Ambientais e Agronômicos da Fapesp realiza atualmente o seqüenciamento genético da Leifsonia xyli, que ataca os talos da cana-de-açúcar e o seqüenciamento e a anotação do genoma de uma variante da Xylella que destrói videiras da Califórnia.