Pesquisa: Fapesp convoca interessados a fazer parte do programa de políticas públicas

Interessados deverão enviar projetos até o dia 30 de março do ano que vem

qua, 21/12/2005 - 12h30 | Do Portal do Governo

Interessados deverão enviar projetos até o dia 30 de março do ano que vem; Fundação tem R$ 3,36 milhões para financiamentos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) convoca interessados em participar da 7a edição do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP). Lançado em agosto de 1998, financia atividades de pesquisa que possam beneficiar a formulação e a criação de políticas públicas de significativa importância social; e, também, projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria com organizações responsáveis pela instalação de políticas públicas, cujos resultados beneficiem o Estado de São Paulo.

O PPPP reúne institutos de pesquisa, universidades e organismos do setor público estadual (secretarias estaduais e municipais, empresas estatais e prefeituras), do setor público federal e organismos do terceiro setor (fundações e organizações não-governamentais). Os projetos aprovados terão sua execução prevista em três fases. As atividades elaboradas serão financiadas pela Fapesp na primeira e segunda fases. As propostas aprovadas disporão de R$ 3,36 milhões, provenientes do orçamento da Fundação.

Projetos cooperativos merecem prioridade

O texto original da nova chamada do programa prevê financiamento a pesquisas interdisciplinares que tenham os seguintes objetivos:

  • A produção de diagnósticos para os poderes públicos federal, estadual e municipal, ou para organismos do terceiro setor, com a finalidade de formular políticas para o crescimento econômico, cultural e social, cujos resultados, em termos de políticas públicas, beneficiem o Estado de São Paulo.
  • A produção de análises sobre formas de gestão original e políticas públicas inovadoras, que subsidiem a formulação de políticas públicas criativas e viáveis.
  • A elaboração de metodologias padronizadas e acessíveis de avaliação de políticas públicas, inclusive mediante transferência de tecnologias apropriadas.
  • Sistematização, disseminação, avaliação e balanço dos trabalhos acadêmicos que acumularam conhecimento nas áreas de atuação pertinentes às políticas públicas, bem como a divulgação das experiências passadas bem-sucedidas. Embora iniciativas individuais possam ser acolhidas, o PPPP dará prioridade a projetos cooperativos que reúnam grupos de especialistas, de modo que garantam maior alcance e melhor coordenação das questões a serem pesquisadas. Segundo os termos dessa parceria, a Fapesp será responsável pelo financiamento das atividades de pesquisa nas formas usuais. Por sua vez, a instituição parceira deverá, desde o princípio, demonstrar interesse real pelo projeto, participando de sua concepção, empregando equipe técnica responsável pelo projeto e assumindo formalmente o compromisso de participar de sua execução e de viabilizar o emprego de seus resultados. Esse compromisso institucional será importante item na avaliação da proposta.

Mais informações podem ser obtidas no site www.fapesp.br/pppp <http://www.fapesp.br/pppp

Da Agência Fapesp