Pesquisa do Procon-SP aponta alta na taxa de juros em maio

Das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra, duas elevaram a taxa de cheque especial e três a taxa de empréstimo pessoal

qui, 14/05/2015 - 17h03 | Do Portal do Governo

Pesquisa de taxas de juros realizada no dia 5 de maio pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, aponta que duas instituições financeiras elevaram a taxa de cheque especial e três a taxa de empréstimo pessoal. A amostra analisou sete bancos.

Cheque Especial 

A maior alta verificada foi no Banco do Brasil, que alterou de 9,86% para 10,34% a.m., o que significa uma variação positiva de 4,87% em relação à taxa de abril. A outra alta foi encontrada no Santander, que registrou variação positiva de 1,85% em relação ao mês anterior.

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 11,00% a.m., superior à do mês anterior que foi de 10,90% a.m., representando um acréscimo de 0,10 ponto percentual.

Empréstimo Pessoal

A taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,10% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,02% a.m., representando um acréscimo de 0,08 ponto percentual.

Nesta linha de crédito, a maior alta verificada foi promovida pela Caixa Econômica Federal, que elevou a taxa de 4,04% para 4,40% a.m., o que significa variação positiva de 8,91% em relação a abril. As outras altas constatadas foram no Banco do Brasil, que registrou variação positiva de 1,94% e o Banco Itaú, 0,64%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

Recomendação do Procon-SP

A Fundação recomenda que o consumidor só faça a opção por contratar uma linha de crédito se houver real necessidade e, nesse caso, a contratação deve ser efetuada após comparação entre as diversas modalidades oferecidas no mercado financeiro, a fim de verificar qual a menos onerosa.

Para mais informações, acesse a pesquisa completa.

Do Portal do Governo do Estado