Pesquisa do Procon revela estabilidade nas taxas de juros

Taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,17% enquanto que a do cheque especial foi de 8,79% ao mês

ter, 09/03/2010 - 15h30 | Do Portal do Governo

A pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial efetuada pelo Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em 2 de março, detectou que as duas modalidades mantiveram-se no mesmo patamar de fevereiro. Foi o quinto mês consecutivo que o empréstimo pessoal apresenta a mesma taxa média, e, no caso do cheque especial, o terceiro.

De acordo com a pesquisa, a taxa média do empréstimo pessoal cobrada pelos bancos pesquisados manteve-se em 5,17% ao mês – mesmo percentual do mês anterior, em função do arredondamento de casas decimais. A taxa média de fevereiro foi de 5,168% ao mês e neste mês foi de 5,171% ao mês.

Já a taxa média do cheque especial manteve-se me 8,79% ao mês – sem qualquer alteração em relação às taxas praticadas em fevereiro.

Os técnicos do Procon alertam que o consumidor deve refletir muito antes de contratar um empréstimo. Se o objetivo for saldar uma dívida no cheque especial, sem dúvida é preferível contratar um empréstimo pessoal, pois as taxas são menores. No entanto, se o objetivo for adquirir bens e esse objetivo não puder ser adiado, deve averiguar a possibilidade de um parcelamento sem juros ou comparar a taxa de financiamento praticada pelo estabelecimento comercial com a taxa de um empréstimo pessoal. Mas, o mais prudente é evitar as linhas de crédito já que os juros são elevados.

Do Procon