Pesquisa do Procon revela aumento nas taxas de juros bancários

Taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,42% e do cheque especial, 9,06%

qua, 21/07/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP constata que as taxas médias do empréstimo pessoal e cheque especial voltaram a aumentar em julho. Foi a terceira alta consecutiva das taxas médias das duas modalidades pesquisadas, depois de um período de estabilidade.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,42% ao mês,superior a do período anterior que foi de 5,28%, o que representa aumento de 0,14 ponto percentual.

No cheque especial, a taxa média foi de 9,06% ao mês, ante os 8,90% registrados no mês anterior, o que significa um acréscimo de 0,16 ponto percentual.

De acordo com dados do Banco Central, após figurar por anos como principal linha de crédito dos brasileiros, o cheque especial tem perdido adeptos. Mas a troca traz um grave problema: os clientes têm migrado para uma opção ainda mais cara, o cartão de crédito – que tem o maior juro entre as operações bancárias. Dessa forma, se a tomada de crédito for realmente inadiável, o recomendável é procurar informações junto ao seu banco sobre as alternativas mais baratas como, por exemplo, o empréstimo pessoal, na modalidade crédito consignado.

Da Fundação Procon