Pesquisa do Procon revela alta nas taxas de juros bancários

No empréstimo pessoal, média foi de 5,44% e no cheque especial, 9,10% ao mês

qui, 12/08/2010 - 16h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP revela que as taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial voltaram a aumentar em agosto. Foi a quarta alta consecutiva depois de um período de estabilidade.  Três instituições elevaram suas taxas no empréstimo pessoal e cinco, no cheque especial.  As variações foram mais modestas do que as do mês passado e refletiram o comportamento mais flexível das autoridades monetárias.

No empréstimo pessoal, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,44% ao mês, índice superior ao registrado no mês anterior que foi de 5,42% ao mês, o que significa acréscimo de 0,02 ponto percentual.

Já a taxa média no cheque especial foi de 9,10% ao mês, superior a do mês  anterior que foi de 9,06% ao mês, o que significa um acréscimo de 0,04 ponto percentual.

Os técnicos do Procon recomendam ao consumidor para que seja feita uma pesquisa entre as diversas modalidades de crédito. O recomendável é tentar adequar às suas necessidades e ao seu orçamento. As taxas de juros de empréstimo pessoal costumam ser maiores para prazos de financiamento mais longos. Quem costuma utilizar o cheque especial deve ficar atento, pois, além dos juros altos, ao utilizar o limite de crédito, o consumidor paga o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Clique aqui e confira a pesquisa.

Do Procon