Pesquisa do Procon constata aumento nas taxas de juros dos financiamentos

Técnicos recomendam ao consumidor para que evitem fazer empréstimos, seja de curto ou de longo prazo

ter, 15/06/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa do Procon revela que as taxas médias do empréstimo pessoal e cheque especial voltaram a apresentar alta este mês. Esta fo a segunda alta consecutiva das taxas médias das duas modalidades pesquisadas, depois de um período de estabilidade. O maior acréscimo, por parte dos bancos da amostra, não chegou a 0,3 ponto percentual, mas desta vez a elevação foi maior do que a do mês passado, sendo expressivo o número de instituições que alteraram suas taxas: quatro no empréstimo pessoal e seis no cheque especial.

A taxa média do empréstimo pessoal nos bancos pesquisados foi de 5,28% ao mês, superior a do mês anterior que foi de 5,21% – o que representa acréscimo de 0,07 ponto percentual.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,9% ao mês, superior a do mês anterior que foi de 8,83% – acréscimo de 0,07 ponto percentual.

Os técnicos da Fundação Procon recomendam ao consumidor para que evitem fazer empréstimos, seja de curto ou de longo prazo. É aconselhável aguardar o momento mais oportuno para não contrair endividamentos com base nas atuais taxas.

Da Fundação Procon