Pesquisa do Ipen recebe prêmio de inovação

Sem causar danos, técnica revela estrutura interna de tecidos e monitora mudanças na pele

seg, 06/12/2010 - 20h00 | Do Portal do Governo

Um projeto do Centro de Lasers e Aplicações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) recebeu em São Paulo, o “Prêmio de Inovação Tecnológica Natura Campus 2010”, que tem como objetivo reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico do País. No estudo “Avaliação do uso da Tomografia de Coerência Óptica em Dermatologia”, desenvolvido pelo pesquisador Anderson Zanardi de Freitas, uma técnica de diagnóstico por imagem de alta resolução permite revelar a estrutura interna de tecidos, sem causar danos.

Os sistemas OCT (tomografia por coerência óptica) permitem avaliar qualitativa e quantitativamente patologias de tecidos para estudos em dermatologia, gerando imagens tridimensionais. Na área de cosmetologia, uma vantagem do método é sua utilidade em revelar estruturas de lesões e quantificar ou monitorar mudanças superficiais da pele. Para um tratamento cosmético, por exemplo, é possível avaliar a eficácia de um produto. Há várias possibilidades para aplicações do método OCT na área da saúde.

O laboratório do Ipen foi pioneiro na utilização da técnica no País, que se baseia no registro das intensidades de retroespalhamento de uma fonte de baixa coerência óptica focalizada em tecidos biológicos. O pesquisador explicou que uma parceria com a empresa de cosméticos Natura permitiu a aquisição de um equipamento de OCT, além de investimentos na infraestrutura do laboratório. Um projeto temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) possibilitou investimentos na linha de pesquisa, com a montagem do primeiro sistema OCT do laboratório. Outros recursos foram provenientes de redes de pesquisa, como o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica, o Instituto do Milênio de Óptica Não Linear, Fotônica e Bio-Fotônica (MCT) e a Rede de Nanofotônica (CNPq).

Além do certificado de premiação, o pesquisador recebeu um curso no Massachusetts Institute of Technology e um computador.

Da Secretaria de Desenvolvimento