Pesquisa do Governo de SP indica sobrepeso de 52% dos idosos

Estudo foi realizado com pacientes acima dos 60 anos que passaram por atendimento no SUS

qua, 02/09/2009 - 18h30 | Do Portal do Governo

Um levantamento inédito da Secretaria de Estado da Saúde apontou um número preocupante: mais da metade dos idosos estão com sobrepeso. Realizada entre 2007 e 2008, a pesquisa avaliou 5.957 pacientes acima dos 60 anos que passaram por atendimento no Sistema Único de Saúde. O resultado apontou que 52% dessas pessoas estavam acima do peso.

A pesquisa mostrou ainda que a obesidade é ainda maior entre as mulheres. Os quilos extras atingem 55,9% das idosas, contra 44,6% dos homens. Alguns fatores como sedentarismo, problemas hormonais e má alimentação explicam esses dados, mas é preciso ficar alerta. O sobrepeso pode causar hipertensão, AVC, infarto, incapacidade de movimentação, diabetes, entre outros problemas.

“São dados preocupantes e que exigem uma atenção redobrada desses idosos. Descuidar da alimentação ou adotar um hábito de vida sedentário colabora muito para a obesidade. É preciso lembrar também que após os 60 anos, o metabolismo fica cada vez mais lento, o que dificulta a perda de peso.”, afirma África Isabel Neumann, nutricionista da Divisão de Doenças Cônicas da Secretaria.

Adotar ações simples pode ajudar os idosos a evitar a obesidade. É importante adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes, praticar alguma atividade física, evitar alimentos gordurosos e beber bastante água durante o dia. Medidas como essas ajudam a ter uma vida com mais qualidade e saúde.

Concurso de beleza

O vencedor da 5ª edição do Mister CRI/IPGG será conhecido na quinta-feira, 3, às 14h. O mais belo idoso da Capital será escolhido entre os 25 finalistas. Também serão premiados idosos nas categorias Elegância, Simpatia, Sorriso e Timidez.

Os finalistas participarão de dois ensaios hoje para se prepararem para a grande final. Cinco jurados vão escolher o grande vencedor. A ganhadora da edição 2009 do Miss CRI, Ana Maria Elisabete Cunial, será uma das juradas do evento. A seleção musical será composta por canções dos anos 80.

Os ganhadores da edição 2009 vão participar na próxima sexta-feira, 4 de setembro, às 15h, do “Baile dos Campeões”. O tradicional baile da unidade será dedicado aos ganhadores da 5ª edição do evento. O CRI/IPGG fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, em São Miguel Paulista.

Da Secretaria de Saúde