Pesquisa: Diretores de Instituto francês visitam a Fapesp

Objetivo da missão foi prospectar acordos futuros com instituições brasileiras

seg, 15/05/2006 - 15h27 | Do Portal do Governo

Pesquisas em áreas como desenvolvimento rural, biotecnologia, biociências, meio ambiente e doenças emergentes poderão ser beneficiadas por futuros acordos de cooperação entre Brasil e França.

Na sexta-feira dia 12, estiveram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) representantes do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica (Inra). O objetivo da missão foi prospectar acordos futuros com instituições brasileiras.

O Inra é a versão francesa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, segundo Guy Riba, diretor geral da instituição francesa que esteve em São Paulo acompanhado por Bernard Charpentier, diretor de relações internacionais.

A pesquisa agronômica na França, no âmbito do Inra, é feita a partir de um orçamento anual de 680 milhões de euros. O instituto tem 21 centros de pesquisa e 4 mil pesquisadores divididos em 14 departamentos.

Mais de 2,5 mil artigos científicos são produzidos por ano nos laboratórios do instituto francês, segundo Riba. Essa produção coloca a instituição no segundo lugar do ranking mundial de publicações na área das ciências agronômicas.

Segundo Carlos Vogt, presidente da Fapesp, a Fundação irá avaliar possíveis formas de cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, que serão discutidas em novo encontro, em data e local a serem definidos.

Da Agência Fapesp