Pesquisa: Descoberto na Amazônia fruto com alto teor de vitamina C

Teor do camu-camu é 40 vezes superior ao da laranja

seg, 25/06/2001 - 18h02 | Do Portal do Governo

Camu-camu: o fruto saudável da Amazônia

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) conseguiram obter suco desidratado e microencapsulado de camu-camu, fruto da mesma família da jaboticabeira, encontrado na Amazônia.Com sabor muito ácido, seu teor de vitamina C chega a ser 40 vezes superior ao da laranja. Com essas propriedades, o camu-camu pode atuar na prevenção de infecções gerais, no combate aos radicais livres causadores de envelhecimento e ainda auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico.

A pesquisa definiu o processo mais eficaz de extração e desidratação do suco – mantendo os altos teores de vitamica C do fruto –, a forma de apresentá-lo ao mercado e a embalagem mais adequada à conservação do produto.

Com apoio da Fapesp e sob a coordenação da professora Hilary Castle de Menezes, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, o projeto contou com a participação da engenheira química, Cristina Maria Araújo Dib Taxi, e de Carlos Grosso, do Departamento de Planejamento Alimentar em Nutrição da FEA.