Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo constata diminuição da taxa de

Informações foram divulgadas pela Fundação Seade e Dieese nesta sexta-feira

sex, 29/06/2001 - 15h07 | Do Portal do Governo

As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo, da Fundação Seade e do Dieese, divulgadas nesta sexta-feira, dia 29, mostram que a taxa de desemprego total passou de 17,7%, em abril, para 17,5% da População Economicamente Ativa. Este comportamento interrompeu a trajetória de crescimento iniciada em fevereiro deste ano. O contingente de desempregados é estimado em 1,6 milhão de pessoas.

A diminuição de 19 mil pessoas no contingente de desempregados resultou, principalmente, da criação de 14 mil novas ocupações, uma vez que 5 mil pessoas saíram da força de trabalho no mês em análise.

A relativa estabilidade do nível de ocupação (0,2%) reproduziu comportamento típico desse período do ano. No entanto, este resultado decorreu das contratações no setor público e do aumento do número de trabalhadores autônomos e de empregado domésticos, o que contrabalançou a redução do assalariamento no setor privado.

Dando continuidade à trajetória de declínio iniciada em novembro de 2000, o rendimento médio real dos ocupados apresentou pequena variação negativa de 0,5% em abril, passando a corresponder a R$ 831. Já entre os assalariados, houve aumento de 1,3%, tornando seu rendimento médio equivalente a R$ 877.

Para maiores informações, consulte a pesquisa completa.