Pesquisa da USP desenvolve nanopartículas que protegem cosméticos

Embora mais finas que um fio de cabelo, as nanopartículas protegem o material envolvido e mantém suas propriedades intactas

sex, 15/02/2013 - 19h23 | Do Portal do Governo

Um estudo realizado no Grupo de Biofísica Molecular do IFSC (Instituto de Física de São Carlos – USP), coordenado pela farmacêutica Amanda Luizetto dos Santos, desenvolveu nanopartículas feitas de materiais que funcionam como um sistema de liberação de princípios ativos de cosméticos (óleos essenciais, por exemplo).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Embora mais finas que um fio de cabelo, as nanopartículas protegem o material envolvido e mantém suas propriedades intactas, diminuindo, assim, os riscos de degradação e perda de eficiência dos cosméticos, causados pela exposição ao Sol e ao calor.

O sistema dispensa o uso de conservantes, já que os óleos essenciais têm propriedade antimicrobiana, diminuindo o custo da formulação. Os óleos, 100% naturais, são extraídos de diversas plantas como cravo, pimenta-rosa, gengibre, manjericão, entre outros, diminuindo ou anulando reações alérgicas ou contaminação da pele.

Do Portal do Governo do Estado