Pesquisa da Unicamp é destaque na Nature

O trabalho de parceria entre pesquisadores da Unicamp, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre nanofios metálicos, acaba de ser […]

qua, 10/10/2007 - 18h25 | Do Portal do Governo

O trabalho de parceria entre pesquisadores da Unicamp, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sobre nanofios metálicos, acaba de ser publicado na renomada revista científica Nature Nanotechnology. A pesquisa, que tomou vulto na comunidade científica e na imprensa, está entre os 12 highlights do ano escolhidos pelos editores da publicação. O estudo alcançou um forte impacto e foi realizado integralmente no Brasil. Leia mais sobre o trabalho.

Feito inédito, os investigadores conseguiram produzir e registrar a imagem da menor liga metálica do mundo. A validação experimental foi um grande desafio que consumiu quase dois anos de trabalhos conduzidos pelo físico Daniel Ugarte no Laboratório de Microscopia Eletrônica do LNLS. O conteúdo foi publicado sob a forma de artigo, assinado por ele, Douglas Soares Galvão (Unicamp), Fernando Sato (Unicamp), Jefferson Bettini (LNLS), Sócrates de Oliveira Dantas (UFJF) e Pablo Zimerman (UFJF). A descoberta contribui para o entendimento de fenômenos difíceis de serem observados experimentalmente, principalmente em escala de tempo.

Publicações – Outra conceituada publicação internacional que teve o nome de Ugarte foi a revista Science de 2005. Nela Ugarte escreveu o artigo “Carbono líquido, contas de carbono vítreo e a cristalização de nanotubos de carbono”. O pesquisador, ligado ao Instituto de Física da Unicamp, foi ainda capa de outra revista, a Nature, de 1992. Tratou da descoberta das “cebolas” de carbono.

Da Unicamp