Pesquisa da Unesp demonstra influência dos adultos nos hábitos alimentares das crianças

Rotinas alimentares em família e na escola são repetidas, não satisfazendo as necessidades infantis

seg, 06/08/2012 - 16h07 | Do Portal do Governo

Crianças de nove a 11 anos percebem a importância da alimentação saudável, sem excesso de açúcares e gorduras. Mas como não escolhem o que lhes é servida nas refeições, muitas vezes alimentam-se de forma inadequada. É o que aposta pesquisa realizada pela nutricionista Roberta Alessandra Gaino, autora do mestrado “Concepção da criança em idade escolar sobre alimentação e nutrição”, do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

LEIA TAMBÉM
Hospital das Clínicas promove curso sobre obesidade infantil

O estudo foi realizado com 17 crianças do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Para Eliana, as crianças estão abertas a novos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, porém percebe-se que suas rotinas alimentares em família e na escola são repetidas, promovendo hábitos nem sempre condizentes com suas necessidades. “Eles vivenciam um conflito entre o que aprendem e o que consomem, em geral por escolha dos adultos”, comenta.

Os entrevistados revelaram consumir poucas hortaliças e frutas. No entanto, frituras e bebidas industrializadas estão diariamente presentes nas refeições, principalmente nos lanches, embora eles reconheçam que estes últimos são prejudiciais a saúde. “Fica claro que por motivos diferentes – praticidade ou prazer -, as famílias estão trocando alimentos saudáveis por industrializados, ou que podem ser adquiridos e preparados com maior facilidade.”

Do Portal do Governo do Estado