Pesquisa da Unesp aponta que genética influencia comportamento alimentar em adolescentes

O trabalho é inédito e promove a interface entre a pesquisa básica e a aplicada

qui, 28/03/2013 - 16h15 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa desenvolvida da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Campus de Araraquara, revelou que distúrbios como diabetes, obesidade, hipertensão arterial e colesterol também podem ser observados em adolescentes.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O estudo investigou a influência de polimorfismos, ou variações, nos genes envolvidos no metabolismo de lipídios (gorduras). A pesquisa também levou em consideração combinação do efeito desses polimorfismos com o estilo de vida dos adolescentes.

“No grupo dos jovens com polimorfismos nos genes estudados, em torno de 30% apresentaram níveis anormais de lipídios, ou gordura, no sangue, chamada dislipidemia”, diz a autora da pequisa, Emília Alonso Baltazar.

Do ponto de vista epidemiológico, este trabalho traz grande contribuição, pois um adolescente magro pode apresentar colesterol elevado, fato impensável para leigos; ou porque alguns não respondem bem ao tratamento baseado em dieta alimentar ou prática de atividade física. O trabalho é inédito e promove a interface entre a pesquisa básica e a aplicada.

Do Portal do Governo do Estado