Pesquisa da Unesp aponta novo método para transplante e implante de pele

Estudo realizado no campus de São José do Rio Preto utiliza pele suína e terapia com proteína

sáb, 18/05/2013 - 16h37 | Do Portal do Governo

A utilização de pele suína e terapia com proteína para transplante e implante de pele teve resultados positivos na pesquisa do Ibilce (Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas) da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O estudo está sendo feito pelo Laboratório de Imunomorfologia, em São José do Rio Preto.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O novo método mostrou boa evolução quando há perda de pele e anexos ocasionada por feridas não cicatrizantes ou provenientes de complicações pós-cirúrgicas, retirada de hérnias complicadas, câncer ou queimaduras graves.

A técnica consiste na utilização de matrizes suínas que sofreram remoção, em laboratório, de células e do máximo de material nucleico, porém sem efeito sobre sua atividade biológica e sua integridade mecânica.

Resultados iniciais de testes com ratos demonstram que esse material biológico é facilmente manipulável e ajustável à superfície do hospedeiro. Os pesquisadores também observaram um adequado preenchimento e incorporação ao tecido com pouca reação do organismo.

Outro ponto da pesquisa analisa a proteína anexina A1 como potencial recurso terapêutico nos processos regenerativo e de cicatrização. Tal proteína – que é produzida pelo organismo e apresenta importantes papéis fisiológicos, entre eles ações anti-inflamatórias – tem sido utilizada com sucesso em transplantes renais realizados pelo Laboratório.

Do Portal do Governo do Estado