Pesquisa da Fatec sobre verticalização urbana será continuada no IPT

Trabalho da unidade Tatuapé será levado à Conferência Internacional na Itália

seg, 24/08/2015 - 13h13 | Do Portal do Governo

O último trabalho da faculdade geralmente é feito com o medo de não ser aprovado. Mas o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) das alunas Paula Bregiatto e Roberta Astigarrada, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, da Capital, foi além. O estudo despertou o interesse dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) porque comprovou uma hipótese que já se esperava.

As acadêmicas desenvolveram uma pesquisa para estudar os impactos da verticalização do bairro e as influências na circulação de ar no nível da rua. A partir de simulações com maquete no túnel de vento do IPT, onde Roberta e Paula trabalham, e do uso de softwares de computador, ficou provado que o aumento de edifícios no entorno da Fatec, localizada na zona leste da Capital, pioraria a circulação de ar e aumentaria o acúmulo de partículas de poluição, e, consequentemente, pioraria a condição ambiental para o pedestre.

O estudo sugere que a opção mais interessante para o bairro seria construir edifícios mais baixos e largos. Neste ano o TCC evoluiu devido aos interesses do IPT em dar continuidade aos estudos das acadêmicas.

Agora, os testes continuam sendo feitos no computador, levando em conta as especificações dispostas pelo Plano Diretor Municipal, que autoriza, para a região do Tatuapé, que os edifícios tenham área construída de até duas vezes a extensão do terreno.

Para levar o conhecimento adquirido adiante, o trabalho foi apresentado na 14º Conferência Internacional de Engenharia de Vento (ICWE), em Porto Alegre, e com o apoio da Fatec, o projeto também será levado à Conferência Internacional da PLEA (Passive & Low Energy Architecture, na sigla em inglês), em Bolonha, na Itália, em setembro.

Do Portal do Governo do Estado