Pesquisa: Ciclo de palestras na Estação Ciência aborda tema sobre sistema imunológico

Especialistas explicarão novidades da medicina no setor e tipos de doenças causados por ausência de imunização

seg, 13/03/2006 - 15h12 | Do Portal do Governo

Especialistas explicarão novidades da medicina no setor e tipos de doenças causados por ausência de imunização

A Estação Ciência, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), promoverá  nos meses de abril e maio ciclo de palestras gratuitas sobre o sistema imunológico, um dos temas mais discutidos na medicina atual. A coordenação dos trabalhos será da professora Lourdes Isaac, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Os palestrantes convidados para o evento abordarão doenças como câncer, aids e alergia. Há 190 vagas.

PROGRAMAÇÃO

• 1o de abril – Sistema Imune: como o nosso corpo se protege das infecções

A palestrante, professora Lourdes Isaac, abordará conceitos gerais sobre a organização do sistema de imunidade: moléculas e células capazes de reconhecer e reagir a vários parasitas e moléculas estranhas ao nosso corpo. Vacinação e soroterapia terão destaque na palestra.

• 8 de abril – O sistema imune e o câncer

O professor José Alexandre Marzagão Barbuto, do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, falará sobre as interações entre sistema e câncer, dois temas em que a geração de novos conhecimentos é muito rápida. É preciso considerar a capacidade de o sistema imunológico eliminar o que reconhece como alvo. Para isso, basta lembrar o efeito devastador da ausência de imunização competente na resistência contra infecções em pacientes com aids.

As questões da palestra são: O sistema reconhece células tumorais como alvos? Se reconhece, por que é ineficiente em sua eliminação? E, se não reconhece, por que não? Serão apresentados alguns resultados promissores que a imunoterapia dos tumores propicia, com os possíveis caminhos que se abrem nessa área da ciência.

• 29 de abril – Aids

Ministrante: Claudio Gonzáles, do Hospital Emílio Ribas. A aids, maior e mais relevante das epidemias da modernidade, compromete as defesas dos indivíduos infectados pelo vírus HIV. O objetivo da palestra é despertar o interesse na prevenção da aids pelo esclarecimento do mecanismo de comprometimento do organismo.

• 6 de maio – Alergias

A professora Lourdes Isaac explica que o fenômeno da alergia é resultante de processo inflamatório causado pelo sistema imunológico. No mundo, o número de pessoas alérgicas aumenta consideravelmente. A palestra mostrará os tipos de alérgenos (causadores de alergia) mais comuns, os princípios básicos responsáveis pelo quadro de saúde do paciente e o que fazer para reduzir a freqüência e a intensidade dessas doenças.

SERVIÇO

Interessados em participar das palestras devem se

inscrever no setor de eventos e comunicação da Estação

Ciência pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br

ou pelo telefone (11) 3675-8828

Estação Ciência – Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa – capital

Próximo ao terminal de ônibus e ao Mercado Municipal da Lapa

Telefone: (11) 3673-7022

Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas

Aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas

Ingressos: de R$ 1 a R$ 2 – www.eciencia.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial