Pesquisa avalia qualidade das cidades brasileiras

São Paulo tem seis municípios entre os 10 melhores do país em gestão fiscal

ter, 20/03/2012 - 19h39 | Do Portal do Governo

A FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de janeiro) divulgou nesta última segunda-feira, 19, o IFGF 2010 (Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), que avalia a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros. Entre as cidades mais bem colocadas, seis estão no Estado de São Paulo.

Santa Isabel (GO) lidera o ranking nacional, em seguida aparecem Poá (SP), Barueri (SP), Jeceaba (MG); Piracicaba (SP); Caraguatatuba (SP); Ourilândia do Norte (PA); Maringá (PR); Birigui (SP) e Paraibuna (SP). Entre as capitais, a cidade de São Paulo garantiu o quarto lugar devido às notas máximas em duas das cinco variáveis pesquisadas: Receita Própria e Gasto com Pessoal.

A gestão fiscal do município foi bem-sucedida ao transformar seu potencial de arrecadação em recursos para os cofres municipais. O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, IFGF Gasto com Pessoal, IFGF Liquidez, IFGF Investimentos, e, por último, o IFGF Custo da Dívida. O IFGF foi elaborado durante três anos com base nos resultados fiscais disponibilizados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no diálogo com gestores públicos e nas informações retiradas da literatura acadêmica.

O objetivo do estudo é estimular a cultura da responsabilidade administrativa e da gestão pública eficiente a partir da possibilidade de avaliação do desempenho fiscal do município; abastecer de indicadores os milhares de gestores municipais do país; e fornecer à sociedade uma ferramenta eficaz de controle social da gestão fiscal das cidades brasileiras.

Do Portal do Governo do Estado