Pesquisa aponta que 40% dos dependentes usam drogas antes dos 12 anos

Pelo menos 33% dos jovens usuários com 11 anos estão fora da escola

ter, 17/11/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado a Secretaria da Saúde, aponta que 40% dos jovens atendidos nem sequer ingressaram na adolescência e começaram a fazer o uso de drogas entre os 7 e os 11 anos. O estudo foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens, de 12 a 18 anos, que são atendidos no Cratod. 

Dos entrevistados, 2% possuem apenas 7 anos, 4% têm 8 anos, 9% estão com 9 anos, 10% estão com 10 anos, e 15% têm 11 anos. Pelo menos 33% dos jovens usuários com 11 anos disseram estar fora da escola e 91% dos estudantes do último ano do Ensino Médio apresentaram defasagem escolar. 

“Quanto mais cedo os jovens passam a consumir drogas, maiores as chances de adquirirem dependência química. A falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são inerentes ao envolvimento com essas substâncias”, explica o psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do Cratod. 

Do total de entrevistados, 57% afirmaram ter sido o tabaco a primeira droga a ser consumida. A maconha aparece em segundo lugar na escolha dos adolescentes com 51%, em seguida o álcool, com 38%, os inalantes, com 18%, a cocaína, com 17% e, por último, o crack, com 10%. 

“O estudo revela uma tendência dos jovens a optarem primeiramente pelas drogas consideradas lícitas, fato explicado pela maior facilidade de acesso. Normalmente, o primeiro contato acaba ocorrendo dentro da própria casa, por meio de familiares ou amigos próximos. Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência”, afirma Souto. 

O Cratod oferece tratamento gratuito para dependentes de álcool, tabaco e outras drogas. O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro. 

Da Secretaria da Saúde