Pesquisa: aponta diferenças de até 284,62% no preço de material escolar

Amostra foi feita em nove estabelecimentos comerciais

qua, 18/01/2006 - 15h24 | Do Portal do Governo

  A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, pesquisou os preços de 187 itens de material escolar. A maior diferença encontrada foi de 284,62%, no giz de cera (caixa pequena com 12 cores Maripel). Em 2005, a maior diferença constatada foi no lápis preto nº 2 redondo, que atingiu até 311,11% de diferença nos valores pesquisados.

O levantamento efetuado entre 4 e 6 de janeiro ocorreu em nove estabelecimentos comerciais, das cinco regiões da cidade de São Paulo. A amostra foi feita em nove estabelecimentos comerciais, em função da recusa da Nobel em participar da pesquisa.

Critérios: a comparação de preços foi efetuada somente entre os itens encontrados em mais de três estabelecimentos. Alguns produtos foram retirados da amostra por não apresentarem o número mínimo de itens que viabilizasse a pesquisa. Dos 187 itens pesquisados, 113 fazem parte desta pesquisa.

O levantamento realizado pelo Procon-SP reforça a necessidade da pesquisa antes da compra. Os técnicos constataram que um produto pode ter variações de preço consideráveis de um estabelecimento para outro. O mercado oferece, ainda, uma diversidade muito grande de marcas e especificações, cabendo ao consumidor avaliar com muito critério suas reais necessidades.

O orçamento doméstico, no início do ano, é bastante apertado, com a chegada das faturas das compras de Natal, impostos e taxas. É bom lembrar que qualquer economia é bem-vinda e que muitos itens do material escolar podem ser reaproveitados de um ano para o outro. É importante também se informar sobre as formas de pagamento oferecidas e sobre a possibilidade de desconto para pagamento à vista.