Pesquisa alerta sobre acidentes de trabalho em SP

Número registrado no Estado é de 55,4 mil; trânsito e construção civil são os maiores vilões

sex, 11/05/2012 - 12h33 | Do Portal do Governo

Uma pessoa morre todos os dias vítima de acidentes de trabalho no Estado. O triste fato é apontado por um levantamento da secretaria da Saúde, com dados da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual.

Do total de 55,4 mil acidentes de trabalho notificados no estado em 2011, 464 foram fatais. Esses tristes fatos podem ser evitados com um maior controle dos ambientes e das condições oferecidas ao trabalhador, segundo Simone Alves dos Santos, diretora técnica da Divisão de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Estadual. “Além do impacto emocional e muitas vezes financeiro para a família da vítima, os acidentes de trabalho são também um problema de saúde pública”, diz a especialista.

Segundo Simone, os acidentes relacionados ao trânsito, com mais ocorrências, envolvem desde os trabalhadores que trabalham nas ruas – motoristas, frentistas – até aqueles que estão indo e voltando do trabalho, em condução própria ou coletiva. Outras atividades de alto risco de acidentes são as de construção civil e rurais, caso dos cortadores de cana. “Os empregadores precisam oferecer condições seguras de trabalho, mas os trabalhadores também devem fazer sua parte, sendo vigilantes quanto à segurança no trabalho.”

Das 1.752 mortes notificadas no Estado desde 2006, 1.649 eram homens e 103, mulheres. E 1.274 foram trabalhadores entre 20 e 49 anos. Todos os casos de acidentes de trabalho, classificados como de notificação compulsória, devem ser comunicados aos gestores municipais de saúde e à Previdência Social.

Do Portal do Governo de São Paulo