Peso do pão e bomba de gasolina lideram reclamações no Ipem

Ouvidoria do Ipem recebeu em abril, 1144 solicitações sobre produtos e instrumentos de medição. Entre os líderes de relamações estão o pão de sal e a

dom, 06/05/2007 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, recebeu, no mês de abril, 1144 solicitações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição.

Entre os produtos mais reclamados está o pão de sal, com 41,1% das reclamações. Embora as dúvidas em torno da venda do pão de sal a quilo tenham sido bastante minimizadas, é fato que ainda persistem problemas com o produto, pois, ainda é comum estabelecimentos não estabelecerem a correta comunicação visual sobre a forma de comercialização do pão de sal.

Já entre os instrumentos mais reclamados pelos cidadãos, a liderança está com as bombas de combustíveis líquidos (gasolina, álcool e óleo diesel), com 41,7% de reclamações e 30,8% confirmadas. Em segundo lugar, com 33,3% de reclamações estão as balanças.

O procedimento para o cidadão reclamar é simples. Ao suspeitar uma possível fraude o consumidor entra em contato com a Ouvidoria que atende, registra e faz o encaminhamento da solicitação para a competente área técnica realizar a fiscalização e inspeção dos produtos ou instrumentos reclamados. Após a verificação, os resultados são encaminhados para ouvidoria que se encarrega de transmitir a informação para o cidadão.

A Ouvidoria do Ipem atualmente liderada pelo metrologista Flavio Floret pretende ampliar o potencial de atendimento do serviço. Os números do primeiro quadrimestre de 2007 foram os seguintes: em janeiro ocorreram 794 solicitações; em fevereiro 1.001; em março 1.189 e em abril 1.144. No mesmo período do ano passado foram 3.653 solicitações.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(R.A.)