Pescados congelados lideram irregularidades na Operação Páscoa do Ipem

Maior irregularidade foi constatada pelas equipes da Regional de Bauru

seg, 26/03/2007 - 20h07 | Do Portal do Governo

Sete laboratórios do Núcleo de Fiscalização de Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, efetuaram, nesta segunda-feira, 26 de março, a fiscalização de pesos em produtos relacionados à celebração da Páscoa. Foram coletados no comércio 58 tipos de produtos do segmento, 17 estavam irregulares.

A maior irregularidade foi constatada pelas equipes da Regional de Bauru. As amostras coletadas do camarão cozido descascado congelado “Imbituba”, de 400 g, acondicionado pela empresa Imbituba Ind. Com. Imp. Exp. Pescado Ltda, apresentavam em média 116,3 g a menos que o conteúdo nominal declarado. Uma falta de 29,08%.

Na capital paulista verificou-se a segunda maior irregularidade, também em um pescado glaciado. As embalagens do camarão congelado Sete Barbas “Barramar”, da Barra e Pesca Ind. Com., de 1 kg, estavam em média 211,8 g (21,12%) abaixo do peso exibido na embalagem. Nesta operação, os ovos de páscoa e produtos de chocolate analisados na capital estavam todos regulares.

Já em Ribeirão Preto, a maior irregularidade encontrada foi no filé de peixe congelado (pescada) “Costa Sul”, cujas embalagens de 500 g estavam em média 27 g abaixo do declarado. Situação semelhante à encontrada pelos agentes fiscais do Ipem-SP em Campinas: nessa regional o campeão de falta foi o camarão descascado cozido congelado “Santa Luzia”, de 500g. As amostras desse produto estavam em média 19,6 g abaixo do declarado.

Produtos de chocolates

Os produtos de chocolate (ovos de Páscoa, bombons, coelhos), bolos de Páscoa, apresentaram um baixo índice de irregularidade na operação desta segunda-feira, em comparação aos pescados congelados (filé de peixe, camarão descascado, etc.).

Em Presidente Prudente, as amostras das balas duras recheadas com chocolate Gig “Cream Simmonete”, de 280 g, apresentaram em média uma falta de 8,2 g. Já em São José dos Campos, a maior irregularidade foi encontrada no chocolate branco com corn flakes, de 160 g, da Nestlé, cujas amostras apresentavam em média 3,5 g a menos. Por último, em São José do Rio Preto, as unidades analisadas do ovo de páscoa “Grandes Sucessos Lacta” de 800 g estavam em média 2,6 g abaixo do conteúdo nominal declarado.

A fiscalização em produtos pré-medidos (embalados sem a presença do consumidor) tem como objetivo coibir a venda de mercadorias fora das especificações, evitando o prejuízo do consumidor direto e também de empresas que compram em grandes quantidades.

Da secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

C.M.