Pérola Byington ganha centro de diagnóstico de primeiro mundo

Entrega foi feita nesta sexta-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher

sex, 07/03/2008 - 13h37 | Do Portal do Governo

Um Centro de Diagnóstico por Imagem equivalente aos existentes em países de primeiro mundo foi inaugurado nesta sexta-feira, 7, no Hospital Pérola Byington (Centro de Referência de Saúde da Mulher). Composto por tomógrafo, aparelho de raio-X e cinco aparelhos de ultrassonografia de novíssima geração, o centro tem capacidade para realizar mais de 5.000 exames por mês. A entrega do novo centro de diagnósticos ocorreu na véspera do Dia Internacional da Mulher. “É uma homenagem do Governo de São Paulo às mulheres paulistas”, destacou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O centro de diagnósticos levará o atendimento do Hospital Pérola Byington a um novo patamar. De acordo com Barradas, o novo aparelho de tomografia permitirá diagnósticos em 15 minutos. “Poderemos atender mais gente, porque atenderemos em tempo menor”, disse.

A precisão dos novos equipamentos permitirá, por exemplo, que sejam detectados tumores tão pequenos que só seriam descobertos em cerca de dois anos, se fossem usados equipamentos convencionais.

“O tomógrafo é muito mais sensível a alterações presentes no organismo, o que permite o diagnóstico precoce e a definição de um tratamento mais adequado. Isso representa um grande salto em termos de agilidade e precisão nos resultados, principalmente na área de oncologia”, afirma Luiz Henrique Gebrin, diretor do Pérola Byington.

A novo unidade aumentará em pelo menos 25% a capacidade do hospital para a realização de exames por imagem. A estimativa é de que, em alguns meses, o tempo de espera para a realização do atendimento será de menos de uma semana. “Vamos atender mais pessoas, porque atenderemos em tempo menor e poderemos diagnosticar precocemente problemas como o câncer, que quando é diagnosticado precocemente, tem cura”, lembrou Barradas.

O investimento do Estado na compra dos equipamentos e adequação do espaço físico foi de R$ 2 milhões.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher do Hospital Estadual Pérola Byington fica na Av. Brigadeiro Luis Antônio, 683 – Bela Vista, São Paulo.

Cíntia Cury com Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)