Peritos terão laboratório móvel no local do crime

Polícia Científica adquiriu vans munidas de equipamentos dos quais teriam acesso somente nos laboratórios do Instituto de Criminalística

sáb, 23/04/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Peritos criminais terão condições de realizar exames no próprio local em que o crime aconteceu – o que era possível ser feito somente dentro de um laboratório do Instituto de Criminalística (IC). O anúncio foi feito pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli.

Dois veículos estão sendo preparados para funcionar como mini-laboratórios móveis. As Unidades Especiais de Perícia (UEPs) vão trafegar pela Grande São Paulo e cidades próximas do interior, podendo levar uma equipe de até cinco policiais.

“[As UEPs] serão vans equipadas com acessórios que darão mais agilidade e facilidade ao perito que precise passar um longo período na cena de crime”, disse Perioli. Dentro da unidade móvel o policial será capaz de fazer análises rápidas, como verificar a presença de sangue humano em uma amostra coletada ou constatar se uma substância é ou não entorpecente.

O superintendente afirmou que as novas unidades devem ficar prontas em 15 dias. Elas serão de cor clara e terão uma faixa lateral com a inscrição UEP.

Mais aquisições

O Instituto Médico Legal (IML) contará, em breve, com um laboratório de entomologia forense (ciência que estuda os insetos em procedimentos legais). A entomologia é uma ciência antiga, mas, no Brasil, é pouco explorada. Este laboratório permitirá um estudo mais detalhado sobre cadáveres seculares que são encontrados, como, por exemplo, o caso das freiras mumificadas que foram descobertas enterradas na parede do Mosteiro da Luz, em fevereiro de 2008.

Balanças horizontais foram adquiridas para aferirem peso e altura dos corpos que chegarem ao IML, instrumentos importantes para se investigar casos de legítima defesa, por exemplo. O instituto também recebeu mais um tomógrafo, equipamento que permite fazer imagens internas do corpo, como analisar a trajetória interna de uma bala ou descobrir o tempo de gestação de um feto dentro de um cadáver carbonizado. Mesas de necropsia contarão com mais lupas articuladas para analisar pequenas lesões.

O laboratório de DNA do IC, que possui o certificado do Grupo Ibero-Americano em análise de DNA (Gitad), acaba de receber mais um sequenciador de DNA de última geração.

Da Secretaria da Segurança Pública