Periferia de SP ganha centro de aperfeiçoamento para médicos

Unidade será chamada de Dom Luciano Mendes de Almeida, em homenagem ao ex-presidente da CNBB

seg, 25/06/2007 - 13h07 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inaugura nesta terça-feira, 26, às 13h30, um núcleo de aperfeiçoamento para profissionais médicos na periferia da capital. Será instalado no Hospital Geral de Pedreira, referência em atendimento médico para toda a zona sul paulistana.

O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão no evento. Em homenagem ao ex-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o local será chamado de Dom Luciano Mendes de Almeida.

Chamado de Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), a unidade tem como proposta ser um pólo gerador de cultura, aperfeiçoamento profissional e pesquisa em saúde na região de Pedreira, Cidade Ademar e Campo Grande. Terá seminários, cursos, palestras, congressos e outros eventos científicos, destinados a médicos, enfermeiros, auxiliares, enfim, profissionais de saúde dos bairros da zona sul.

“É importante descentralizar a capacitação dos profissionais de saúde. A zona sul cada vez mais ganha atendimento médico. Com o novo Núcleo queremos reforçar a qualidade dos profissionais nesta região, afirma o secretário de Estado da saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O NEP tem 570 m², auditório com 140 lugares, biblioteca (com cinco computadores), laboratório de enfermagem, três salas de aulas, laboratório de informática (com seis computadores), além de três salas administrativas, três equipamentos de videoconferência, cinco de datashow e cinco de smart-board. O investimento foi de R$ 1,5 milhão, incluindo a construção do prédio e compra de equipamentos.

“A homenagem a dom Luciano é mais do que justa em um local que será um pólo de conhecimento”, diz o secretário Barradas Barata.

Durante a semana de inauguração serão realizadas palestras sobre responsabilidade social, envelhecimento, stress, prevenção de câncer ginecológico e outros. Também haverá apresentação da peça teatral “Envelheci, e agora?” e do Coral do Hospital de Pedreira.

O Hospital Geral de Pedreira fica na rua João Francisco de Moura, 251 – Vila Campo Grande.

Da Secretaria da Saúde