PerifaCon, festejos julinos e Festival de Inverno são destaques da agenda das Fábricas de Cultura

A programação de julho ainda inclui shows de Paulinho FDS e do grupo Doce Encontro, além de atividades que celebram o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

seg, 04/07/2022 - 12h00 | Do Portal do Governo

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, das zonas Norte e Sul da capital paulista, de Osasco e Diadema, na Região Metropolitana, e Iguape no Vale do Ribeira, estão com uma programação que explora diversos meios artísticos em julho. Confira os destaques:

Na Fábrica de Cultura Jaçanã, o público poderá se divertir com o Cine Jaçanã nos dias 6 e 21 de julho, às 10h e 14h, respectivamente. As sessões contam com distribuição de pipoca gratuita. Ali do lado, na unidade Brasilândia, o destaque é para o teatro com a apresentação do espetáculo Retratos no dia 8 de julho, às 14h. A peça aborda 8 retratos sociais que são colocados no palco através de situações do cotidiano.

A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape promove no dia 9 de julho, a partir das 16h, a 1ª festa de São João da unidade. A Festa Julina terá a erguida do mastro, fazendo alusão a mais antiga tradição das comunidades do Vale do Ribeira; apresentação do Grupo de Fandangueiros; a Quadrilha da Tia Lu; show de Tuingo e Bastião, muito forró e arrasta-pé com o grupo Forró da Pitangueira e o Trio Mana Flor.

Já no dia 12 de julho, a unidade Vila Nova Cachoeirinha leva para o YouTube das Fábricas de Cultura o espetáculo Brasilidade – Muito Prazer, as Iyálódes, que traz o recorte racial e de gênero presente na música popular com mulheres negras cantando grandes sucessos de mulheres negras que são referências nessa arte.

A Zona Norte continua animada com o Festival de Inverno da Fábrica de Cultura Jaçanã. Realizado no dia 16 de julho, a partir das 10h, o Festival oferece diversas atrações na música e na dança: shows com Skina Birds, forró pé de serra com Sales, Samba da Tia Preta, Zumba Julina e apresentação do grupo T2 Jova Crew.

Também no dia 16, mas a partir das 16h, acontece na Fábrica de Cultura Jardim São Luís o Ballroom – House of Dengo, evento que chegou para fomentar a cultura Ballroom, que é uma cultura negra, latina e LGBTQIA+ dos anos 60 que fala sobre moda e dança dentro das periferias. Na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco, o destaque é para o bate-papo O que é Independência Hoje? com o historiador Allan da Rosa. Neste encontro, realizado no dia 19 de julho, às 10h, ele abordará as complexidades que marcaram a independência de 7 de setembro e a polarização que o Brasil vivencia atualmente por meio da arte.

No dia 20 de julho, a unidade Diadema ocupará o canal do YouTube das Fábricas de Cultura com o Sarau na Cozinha, realizado pelo Coletivo Cultural Marginaliaria. Às 20h será exibido um curta-metragem com as reflexões do coletivo sobre o literário, o audiovisual, o musical e o gastronômico através do preparo de receitas de culinária popular.

O dia 23 de julho será movimentado em diversas unidades das Fábricas de Cultura com atividades para todos os gostos. Começando em Osasco com a Caravana Lúdica, que reunirá jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo na praça em frente a unidade a partir das 13h. Já na Zona Sul, a unidade Capão Redondo recebe às 18h30 o Cultura na Calçada com o circuito Nordeste Aqui – Arraiá na Kombi, projeto que leva ao público uma atmosfera sonora que reverencia as tradições da cultura nordestina, apresentando ritmos tais como Baião, Xote, Coco e Xaxado, e tudo dentro de uma kombi.

A música será o carro chefe da programação do dia 23 de julho na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Às 18h, a unidade recebe Paulinho FDS, músico nascido na região e conhecido por ter encabeçado o popular grupo de samba “Fim de Semana”, que abrirá o show do grupo de pagode Doce Encontro. A partir das 20h, o grupo apresentará grandes sucessos da carreira, como Alucinado, Lugares Proibidos, Sem Razão, e Homem Perfeito.

Outra celebração em destaque nas Fábricas de Cultura é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07). De 26 a 30 de julho, a partir das 16h, o canal do YouTube das Fábricas de Cultura será ocupado por um bate-papo e cinco apresentações de sucessos da MPB interpretados por artistas negras. A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha propõe homenagens e reflexão sobre como as mulheres negras são tratadas socialmente e culturalmente nos dias de hoje, com problemáticas que foram herdadas desde a escravidão.

No dia 26 de julho, às 19h, a unidade Diadema realiza a Roda de Trocas: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que será transmitida pelo YouTube das Fábricas de Cultura. Foram convidadas quatro ativistas e intelectuais para uma roda de conversa com reflexões sobre a situação atual e o propósito para os próximos 30 anos dessa luta. Participam deste encontro a atriz Mércia Magalhães; a coordenadora do GT Mulher do MNU (Movimento Negro Unificado) Rosângela França; e as educadoras sociais Neia Bueno e Márcia Damasceno.

As celebrações continuam na Fábrica de Cultura Capão Redondo com a oficina Estética Negra e Cabelos Afros com Quero Trançada e a Louca das Tranças, afro-empreendedoras do Capão Redondo. A partir das 14h, ambas farão uma vivência contando histórias de cabelos e vidas, considerando a sensibilidade do toque e ensinamentos de cuidados que colaboram com a autoestima e fortalecem as identidades.

O mês nas Fábricas de Cultura será finalizado com uma agenda voltada para a cultura pop. No dia 31 de julho, a partir das 9h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a 2ª edição presencial da PerifaCon, a Convenção Nerd das Favelas. A primeira edição aconteceu em março de 2019, com ajuda de financiamento coletivo, e reuniu cerca de 7 mil pessoas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.

Ainda na Zona Norte, a unidade Vila Nova Cachoeirinha celebra o Dia do Rock (13/07) com uma homenagem ao movimento Punk Rock. No Rock in Fábrica, a unidade convida as bandas: Cólera, Dona Olga, Febre Terçã e Invasores de Cérebro para participarem de um show que valoriza as bandas da Zona Norte que fizeram, e ainda fazem, a diferença desse estilo na cidade de São Paulo, onde tudo começou há mais de 30 anos. A celebração acontece no dia 31, às 13h.

Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura. Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154.