Pentacampeão de skate incentiva atletas da Fundação Casa

Mineirinho foi conhecer o Projeto Skate na Casa

qua, 21/05/2008 - 10h15 | Do Portal do Governo

“Aproveite a sua liberdade e siga o caminho do esporte”, recomendou a um jovem o pentacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias, o Mineirinho, na visita à unidade Ipê do Complexo Raposo Tavares da Fundação Casa, na semana passada. Assim foi anunciada a liberdade ao adolescente de 17 anos, que até então cumpria medida socioeducativa.

Mineirinho foi conhecer o Projeto Skate na Casa, o qual alia aulas da modalidade ao reforço de valores positivos e já atendeu a mais de quatro mil internos. “Eles são pés-quentes. Além de ganhar a liberdade, ainda tive a chance de conhecer o Mineirinho e o Xaparral”, comentou o jovem, que recebeu a notícia no final da visita.

Além do skatista, ele se refere ao campeão de street nos X Games 2008, realizado entre os dias 25 e 27 de abril, no Anhembi, São Paulo. Xaparral acompanhou Mineirinho na visita, em que tiveram contato direto com os 86 jovens da unidade. Quarenta deles freqüentam uma vez por semana as aulas ministradas pelo professor Sandro Soares, o Testinha, idealizador do Skate na Casa.

Tentar de novo – “Espero que aproveitem a oportunidade que o esporte, por meio do skate, está proporcionando à vida de vocês”, disse Mineirinho. “Conheço o projeto do Sandro e sei dos benefícios sociais que ele tem. O skate pode mudar a vida de muita gente, como mudou a minha”, assegurou o pentacampeão mundial. Numa pista montada no pátio da unidade, os atletas puderam praticar a modalidade por alguns instantes ao lado dos alunos do projeto.

O primeiro contato dos internos com Sandro Dias se deu durante a visita de dez deles nos X Games 2008, do qual participou. Na ocasião, perguntaram ao skatista se ele poderia aparecer na unidade caso vencesse o campeonato. Mineirinho não venceu a competição, mas mesmo assim topou a visita. “Independentemente de vencer, o importante é estar presente e deixar a mensagem do esporte, em particular a do skate”, afirmou. “Caiu, não venceu, levanta e tenta de novo no skate e na vida”.

Lição de cidadania 

No início do ano, Sandro Soares, professor da Fundação Casa e idealizador do Projeto Skate na Casa, recebeu o Prêmio Esporte e Cidadania, em reconhecimento pelo trabalho que desenvolve com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. O prêmio foi entregue pela prefeitura de São Paulo.
O atleta começou a ministrar as aulas de skate como professor voluntário, nas extintas unidades do Tatuapé, em 2000. A partir de 2004, foi contratado pela Fundação para expandir a iniciativa para outras unidades. Em quatro anos como funcionário na Fundação, Sandro instruiu mais de 4,4 mil internos de várias unidades. Para atender ao maior número possível de jovens, o projeto tem duração de dois meses, com 200 participantes por vez.

Da Agência Imprensa Oficial