Penitenciárias promovem atividades no “Dia do Desafio”

Unidades de Serra Azul e Potim integraram o dia mundial de atividades físicas

seg, 04/06/2007 - 20h15 | Do Portal do Governo

Aproveitando o “Dia do Desafio”, que é comemorado na última quarta-feira do mês de maio em todo o planeta, diretores e funcionários das penitenciárias de Serra Azul II e Potim I, se organizaram para proporcionar a presos e servidores várias atividades físicas, com a finalidade de desenvolver consciência sobre a necessidade de se praticar esportes. Foram propostas diferentes modalidades de exercícios físicos nas unidades, como forma de participação no evento.

Em Serra Azul a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura do município promoveu – com cerca de 500 presos – atividades físicas como capoeira, futebol, caminhada, luta de boxe, alongamentos e exercícios aeróbicos, todas acompanhadas por funcionários municipais, denominados “facilitadores”. As atividades ocorreram simultaneamente nos oito pavilhões habitacionais, todas coordenadas, com início e término definidos ao som de apitos que determinavam o tempo dos exercício.

Houve também uma caminhada realizada com aproximadamente 30 funcionários ao redor da área externa do presídio que garantiu, além da participação na competição, momentos de integração e descontração. “O município de Serra Azul tem um motivo a mais para se empenhar nas atividades de comemoração da data, pois disputa o Dia do Desafio contra a cidade de Gachamcipa da Colômbia”, explica o diretor da Unidade, Jorge Aparecido Bento Camargo.

Muita animação em Potim

Em Potim, os servidores iniciaram as atividades praticando 15 minutos de exercícios físicos na área externa da unidade; os reeducandos participaram – em seus respectivos pavilhões – de atividades diferenciadas como capoeira, futebol, exercícios físicos, entre outros. Os dois pavilhões que praticaram capoeira contaram com a presença de um mestre na arte marcial. O voluntário teve oportunidade de repassar seus conhecimentos e habilidades aos reeducandos. Os funcionários e presos dos demais pavilhões foram orientados por professoras do Departamento de Esportes da prefeitura do município.

“Este desafio é de suma importância para promovermos a interação dos sentenciados e funcionários, além de estimular a prática de atividades físicas”, reconhece o diretor Alexandre Campos da Silva”. “O Dia do Desafio nos deu a oportunidade de proporcionar a conscientização a funcionários e reeducandos sobre a busca de uma melhor qualidade de vida e bem estar coletivo”, completou.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária

(R.A.)