Penitenciária de Irapuru terá 1ª oficina-escola de costura industrial de SP

Objetivo é capacitar sentenciados na área de costura industrial e criar mão-de-obra qualificada

qui, 08/09/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Situada na região da Alta Paulista e pertencente à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (CRO) do Estado de São Paulo, a Penitenciária de Irapuru receberá a primeira Oficina-Escola de Costura Industrial do Estado na próxima sexta-feira, 9.

A unidade conta com uma população carcerária atual de 1.208 presos, sendo que destes, 134 participam do Programa de Educação promovido pela FUNAP, distribuídos em nove turmas (duas de alfabetização, cinco de ensino fundamental e duas de ensino médio).

Esta oficina representará o 10º Centro de Produção e Qualificação Profissional voltado exclusivamente à confecção, como parte do Projeto Fabril da FUNAP que, no interior das unidades prisionais, promove a capacitação profissional de cerca de mil sentenciados/mês, com remuneração de ¾ do salário mínimo, além da remissão da pena. Contudo, seu diferencial está na parceria
firmada com o SENAI em propiciar, concomitantemente, um curso de
qualificação profissional de costura industrial, devidamente certificado
pela instituição.

O objetivo é capacitar os sentenciados na área de costura industrial e criar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho, promovendo a geração de renda para os trabalhadores e contribuindo para minimizar suas dificuldades no retorno à sociedade.

O curso tem como característica propiciar a aprendizagem do manuseio de máquinas retas, overloque e ziguezague, tipos de costura (curva e reta), tipos de linhas e agulhas, união de tecidos, além de regulagem dos pontos e acabamento das peças. Durante o curso também serão trabalhados aspectos como normas de segurança e saúde no ambiente de trabalho, qualidade, produtividade e noções de planejamento e organização.

A falta de mão-de-obra especializada na área de confecção preocupa empresários do setor, por isso, a capacitação profissional é apontada como solução. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), há um déficit de costureiras qualificadas. Numa cadeia têxtil e de confecção que emprega, atualmente, cerca de 1,7 milhão de trabalhadores, sobram vagas por falta de profissionais.

O critério de formação das turmas deve seguir o pré-requisito da progressão de regime, ou seja, sentenciados que estão no lapso do semiaberto ou que já cumprem esse regime na unidade prisional. As turmas serão formadas com 16 alunos cada, podendo ocorrer até duas turmas por dia. O curso é organizado em 160 horas presenciais, com 3 horas diárias. As aulas tiveram início em 11 de julho e beneficiou 32 presos que, além da capacitação, receberam uma bolsa no valor de R$ 200.

O SENAI qualificou um funcionário da FUNAP para ser o instrutor permanente dos alunos, de forma que a formação e qualificação das turmas será a essência da Oficina-Escola de Costura Industrial.

Serviço

Evento: Implantação da primeira Oficina-Escola de Costura Industrial no Sistema Prisional Paulista
Data: 09/09 (sexta-feira), às 10h
Endereço: Estrada IRU 125 Km 3,5

Da Secretaria da Administração Penitenciária