Pelo segundo ano consecutivo, Osesp faz turnê pelo interior

Orquestra Sinfônica levará o melhor da musica erudita a oito cidades

ter, 30/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) está de malas prontas. Após participar da abertura do 40º Festival de Inverno de Campos do Jordão (que acontecerá neste sábado, 4), a companhia dará início ao programa Osesp Itinerante e rumará a oito cidades: Presidente Prudente, Assis, Ourinhos, Avaré, Campinas, Jundiaí, Santo André e São Caetano do Sul.

“Deixou de ser mais um projeto da orquestra. Agora, tornou-se um programa que contempla o interior com o melhor da música clássica. Graças aos nossos parceiros, conseguimos manter a qualidade de som nos palcos interioranos. Nossos músicos sentem-se como se estivessem tocando na Sala São Paulo”, explica Antônio Carlos Neves Pinto, coordenador dos projetos educacionais da Osesp.

Os participantes da primeira edição do Osesp Itinerante garantem que a experiência é excelente. “A oficina de apreciação musical aumentou meu conhecimento”, diz Luiz Antônio Leite Junior, regente da Orquestra Experimental Agnus Dei, de Catanduva, cidade que recebeu a orquestra no ano passado.

Nesta segunda edição, entre 16 e 28 de julho, mais de 120 músicos e outros profissionais da Fundação Osesp cumprem a missão de levar música de qualidade à população de outras regiões do Estado. Estão programados 68 eventos entre concertos ao ar livre, apresentações de música de câmara e coral e oficinas e cursos de história da arte, com média de oito por cidade. Calcula-se que o público dessas apresentações será quase 30% do que é atendido anualmente, nas apresentações na Sala São Paulo – aproximadamente a 200 mil pessoas, contabilizados concertos, visitas monitoradas e programas educacionais.

“A fixação do nosso know how é importante para as orquestras e corpos musicais das cidades como Presidente Prudente, Assis e Ourinhos, que ficam distantes dos grandes centros produtores de música erudita”, diz Neves Pinto. A expectativa de público para cada atividade chega a 40 mil pessoas nos quatro concertos ao ar livre; 16 mil pessoas nos 32 concertos de música de câmara e coro e 1.200 alunos inscritos nas 24 oficinas de cordas, madeiras e metais.

Da Agência Imprensa Oficial